Front-end e back-end: o que são e quais as diferenças

Ela foi originalmente desenvolvida pela Sun Microsystems e atualmente é mantida pela Oracle. O Node.js utiliza o motor JavaScript do Chrome, chamado V8, e oferece um modelo de programação assíncrono e baseado em eventos. Ele também possui um vasto ecossistema de módulos e bibliotecas disponíveis para facilitar o desenvolvimento de aplicações.

front-end e back-end diferença

No universo do desenvolvimento web, o back-end é o cérebro por trás das operações, onde os dados são processados e as funcionalidades são implementadas. Então vamos ver algumas das principais linguagens back-end que impulsionam essa parte vital do desenvolvimento. Uma das características distintivas do Vue é sua abordagem baseada em componentes. Ele permite que os desenvolvedores construam partes reutilizáveis de sua interface, simplificando a organização do código e a manutenção do projeto. Além disso, Vue oferece uma camada de visualização reativa, facilitando a atualização automática da interface quando os dados subjacentes são modificados.

JavaScript

Desenvolvedores full-stack são um profissionais que possuem habilidades tanto no desenvolvimento front-end quanto no back-end. São responsáveis por desenvolver aplicações completas e integradas, desde o design até o banco de dados e implementação de servidor. Em geral, desenvolvedores de back-end tendem a ter salários mais altos do que desenvolvedores de front-end. No entanto, ambos são habilidades valiosas e importantes em qualquer equipe de desenvolvimento de software.

  • Isso também facilitará o posicionamento no mercado de trabalho, já que essas linguagens possuem mais oportunidades de emprego disponíveis.
  • Então, podemos dizer que o front-end é responsável pelo lado do cliente e o back-end é responsável pelo lado do servidor?
  • Você já se perguntou como as páginas da web que você acessa todos os dias funcionam?
  • O termo Front-End representa o setor do desenvolvimento web responsável pela criação e manutenção de interfaces — ou seja, as partes de uma página com as quais o usuário interage diretamente.

PHP é uma linguagem largamente utilizada em sites na internet e por aplicações de todos os tamanhos, desde pequenos sites empresariais até grandes instituições — Facebook, Wikipédia e Tumblr, por exemplo. Por mais que o front-end e o back-end possuam diferenças, os dois profissionais são essências para que a aplicação funcione e tenha o resultado esperado. Embora ambos tenham responsabilidades diferentes, quanto mais os dois se comunicarem, mais fluida e responsiva vai ser a aplicação. Então, podemos dizer que o front-end é responsável pelo lado do cliente e o back-end é responsável pelo lado do servidor? O desenvolvedor FullStack é aquele que domina tanto o
Front-End quanto o Back-end e é capaz de criar uma aplicação completa
utilizando uma combinação dessas tecnologias. Apesar disso, o PHP também pode ser utilizado para a
construção de APIs que podem ser acessadas por outros sites e até mesmo
aplicativos mobile.

Habilidades do desenvolvedor

Além disso, conhece estruturas de desenvolvimento de aplicativos como Django, Ruby on Rails e Laravel, que integram o front-end e o back-end. Desenvolvedores de back-end também sabem como gerenciar e projetar bancos de dados relacionais e não relacionais. Às vezes não é suficiente chamar de desenvolvedor backend quando as empresas precisam de um desenvolvedor backend proficiente na linguagem de programação Python e no framework Saiba como escolher um bootcamp de programação para alavancar sua carreira Django. Os projetos podem procurar por habilidades de desenvolvedor de frontend em CSS, JavaScript, HTML e frameworks como Angular e React. É comum também que variadas  áreas de uma empresa desenvolvam essa conexão com o desenvolvimento web. É muito popular no desenvolvimento de plataformas de comércio eletrônico, sistemas de gerenciamento de conteúdo (CMS), sistemas de gerenciamento de bancos de dados e outras aplicações web.

front-end e back-end diferença

Ou seja, o front é responsável por receber os dados e mostrar no lado do cliente e o back é responsável por mandar esses dados para o servidor. Agora que sabemos que o front-end é responsável pelo lado do cliente, vamos ser mais específicos. No geral, o desenvolvedor FullStack deve conseguir trabalhar
como as linguagens HTML, CSS, JS mais uma linguagem Back-End como PHP, C# ou
até mesmo o próprio JS de novo. Diferente do Front-end, o código Back-end não é visto pelo
usuário final, mas é de extrema importância para o funcionamento de um sistema
ou aplicativo. Afinal, é preciso conhecer essa tecnologia e entender suas evoluções para programar para web.

SEO Hacks: especialistas revelam as melhores técnicas desta estratégia

Com essa resposta cabe ao front-end decidir oque fazer, por exemplo, exibir uma mensagem, redirecionar para outra tela ou qualquer coisa do gênero. “Cascading style sheets” ou folhas de estilos em português, ou ainda CSS para os mais íntimos é a linguagem utilizada para tornar a internet mais flexível, bonita, atrativa e interativa. A primeira versão do HTML foi escrita em 1993 por Tim Berners-Lee, porém só foi lançado oficialmente em 1995, batizado de HTML 2.0. A intenção da linguagem é fornecer uma sintaxe simples que possa ser facilmente interpretada pelo navegador. E caso você tenha apenas uma noção superficial desses conceitos, certamente você teria dificuldade de classificar tecnologias como NodeJs ou Ruby on Rails, que aparentemente não se encaixam em uma única dessas caixinhas.

Um framework é uma economia de tempo, permite um mundo de desenvolvimento mais padronizado, e as empresas podem escalar muito mais facilmente quando não têm que começar do zero. Podem compor tecnologias diferentes, mas no final você pode substituir PHP por Ruby por exemplo, diferente de HTML e CSS que são duas linguagens diferentes e que não podem ser substituídas. Essas linguagens podem ser consideradas concorrentes https://www.h2foz.com.br/negocios/saiba-como-escolher-um-bootcamp-de-programacao-para-alavancar-sua-carreira/ e são usadas tanto por sites pequenos como sites gigantes como Facebook, Instagram, Youtube e Google. Nos últimos anos a área do profissional front-end se expandiu dramaticamente graças à uma demanda do mercado por sites cada vez mais interativos e inteligentes, integrando chats, feedback em tempo real, games, etc. E isso aumentou bastante a complexidade da área para além dessas 3 linguagens básicas.

Leave a Reply